O que é teologia e como aprender sobre ela?

Saiba o que é teologia!

Você acredita em Deus? Essa é, com certeza, uma das questões mais indagadas em todo o mundo. As religiões e crenças existentes são infinitas e com isso, surgem muitos questionamentos.

Mas, para que não se resumam apenas em crenças e discussões infindáveis foi necessário que surgisse uma ciência para explicar todos os fenômenos que envolvem as crenças religiosas. Então, foi quando surgiu a Teologia como a ciência que estuda as questões acerca dos assuntos considerados fenômenos divinos.

 

O que é teologia?

A Teologia é o estudo crítico da natureza do divino, seus atributos e sua relação com os homens, ou seja, é o estudo das crenças que o ser humano tem em Deus, como criador e maior entidade superior. Neste sentido, é importante ressaltar que o Deus que a Teologia aborda é o criador segundo os ensinamentos do Cristianismo, que em sentido amplo, aplica-se a qualquer religião. É ensinada como uma disciplina acadêmica, tipicamente em universidades, seminários e escolas de teologia.

Hoje, a Teologia é uma graduação de nível superior. Muitos que desejam serem ministros, pastores, padres e dirigentes de igrejas se especializam cursando esta faculdade, que o ajudará a entender melhor os desígnios de Deus, se embasando em um curso que leva o assunto como ciência rigorosa. Muitos podem confundir como um estudo que trata assuntos evangélicos, porém a Teologia é muito mais ampla e tem disciplinas como filosofia, história, fundamentos educacionais, moral, ética entre outras. As disciplinas dependem muito da faculdade que está ofertando o curso, cabe a você escolher o que mais se encaixa com o que você está buscando.

 

A história da teologia

A origem do termo Teologia teve origem na Grécia Antiga. O termo surge em Platão, apesar do conceito já ser explorado no período pré-socrático. Platão foi o primeiro filósofo a aplicar o conceito aos mitos interpretando segundo a crítica da filosofia considerando seu valor para a educação política.

Aristóteles, por sua vez, chamou de “teólogos” os poetas Hesíodo e Homero, que narraram as histórias dos deuses e heróis, suas origens, suas virtudes e também seus vícios e erros, ou seja, as histórias mitológicas da antiguidade clássica. Já o termo “teologia” foi definido como o estudo metafísico do ente em seu ser, ou seja, a metafísica como a mais elevada ciência de todas.

A incorporação do termo “teologia” pelo cristianismo foi na Idade Média, entre os séculos IV e V, e tinha como significado o conhecimento e o saber cristão acerca da ideia de Deus.

Segundo o conceito do filosofo Hegel, a teologia é o estudo das manifestações sociais de grupos em relação às entidades divinas. Como toda área do conhecimento possui os seus objetos de estudo definidos, a Teologia não poderia ser diferente e como o cristianismo tem apenas um Deus, as questões referentes a ele são o foco desta ciência. Entretanto, como não é possível estudar Deus diretamente, pois apenas é possível estudar aquilo que se pode observar e se incorpora na sociedade atual, o objeto da teologia seriam as representações sociais do divino nas diferentes culturas que existem hoje em nossa sociedade.

 

Como aprender mais?

A questão é como se aprofundar mais nas questões divinas. Existem diversos caminhos que levam a um entendimento melhor dos ensinamentos e desígnios de Deus, como já mencionado anteriormente um caminho para quer realmente se especializar no assunto é a faculdade de Teologia, que pode ser encontrada em diversas faculdades diferentes, com grades curriculares que variam bastante e tanto em modelo presencial, quanto na modalidade de ensino à distância.

 

Porém, se você é apenas um estudioso ou apenas quer conhecer melhor do assunto, o caminho podem ser os livros teológicos que trazem o assunto de variadas formas diferentes. Também é possível assistir documentários, palestras a respeito do assunto ou mesmo conversar com alguém que tenha conhecimento mais avançado no assunto. O fato é que todos os caminhos são válidos na hora de buscar aos conhecimentos referentes a Deus e seu ensinamentos e desígnios.

2 comentários em “O que é teologia e como aprender sobre ela?

  1. Avatar
    Regina Gomes Costa Responder

    Boa tarde…a paz!

    Tenho muita vontade de estudar teologia para ter mais conhecimento, mas infelizmente não tenho como fazer esse curso, tenho um link onde posso fazer pelo virtual mas o problema é acompanhar os vídeos, pois, minha internet não daria para td o curso. Você falou sobre leituras que poderiam valer para o aprendizado, qual ou quais seriam esses livros, o preço deles caberia no meu bolso !!???

    Obrigada

    Regina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *