Home » Dicas de Leituras » Literatura Brasileira: 5 motivos para ler — e valorizar — nossa cultura
2 minutos de leitura

Literatura Brasileira: 5 motivos para ler — e valorizar — nossa cultura

Não é incomum que os leitores, ao escolher sua próxima leitura, ou até mesmo na hora da compra, fiquem em dúvida entre um volume e outro, quando não outros. Já reparou que, muitas vezes, damos preferência para a literatura estrangeira, ao invés de investir nos títulos nacionais? Já se perguntou por que isso acontece?

Isso ocorre, porque, em vários momentos, somos induzidos e orientados a ler os clássicos quando estamos no colégio, ou na faculdade, e a leitura, que deveria ser prazerosa,  torna-se uma obrigação, pois não escolhemos ler aquela obra porque gostamos da capa, da sinopse ou título, mas, porque precisamos lê-la.

Você certamente já leu Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Os Sertões, Senhora, entre muitos outros clássicos da literatura brasileira em algum momento da sua vida. A pergunta é: qual deles você leu por interesse próprio?

Se sua resposta é apenas um, ou, nenhum, calma. Vamos agora citar alguns motivos pelos quais você vai curtir— e muito — ler  os livros da literatura brasileira.

1. Os livros nacionais são tão bons quanto os estrangeiros. Sim! Se deixarmos nossos preconceitos de lado, perceberemos que vale muito a pena dar uma oportunidade aos autores da nossa terra.

2. Os livros retratam a verdadeira realidade brasileira, apresentando problemas reais como pobreza e miséria, diferenças de classe, os períodos de crise da história, a monarquia, a república, a ditadura, entre outros grandes momentos históricos.

3. Por meio desses incríveis livros são apresentadas personagens femininas com fortes traços de personalidade: Capitu, Camila, Berta, Clara, Aurélia, Isaura e Iracema são alguns dos exemplos de grandes personagens femininas que fogem do padrão de mocinhas recatadas, e trazem características como autoconfiança e coragem, independência e força.

4. Cenário: cada obra se passa em uma época da história de nosso país, e as características, como religião, culinária, vocabulário, vestimentas, comportamentos são fortemente retratados nesses livros.

5. Humor: sim, os livros brasileiros possuem muito humor, e esses traços não são apenas das personagens femininas. Os autores eram bastante criativos, fazendo com que os protagonistas enfrentassem as dificuldades do cotidiano com muito humor e leveza.

Ah! Você sabia que, por muito tempo, as obras nacionais tinham um preço muito mais elevado que as estrangeiras?

Felizmente, hoje é possível encontrar esses grandes títulos por preços muito acessíveis, e ainda com material de apoio para os estudantes e vestibulandos.

Depois de tantos motivos, qual sua desculpa para ainda não ter lido nenhum clássico nacional? Adicione agora em sua lista de leitura. Aproveite e conheça nossa categoria especial Literatura Brasileira. Você não vai se arrepender!

Avalie este post
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x