A ideia de ter um chamado de Deus é algo muito comum nas igrejas evangélicas, mas poucas pessoas entendem o real significado desse termo utilizado. O sentido primordial é: o chamado de Deus é o plano que Ele tem para cada um, o propósito principal da sua caminhada com Ele, a vocação que Ele colocou em você.
Quando falamos sobre o chamado de Deus, separamos aquele que é deixado para todos os cristãos e também aquele individual para cada pessoa. Precisamos levar em conta que, como igreja, somos corpo de Cristo e cada membro do corpo não pode desempenhar a mesma função, se não de nada adianta.
Um precisa ser as pernas para andar, outros a boca para falar, outros as mãos para tocar… Deus nos criou de forma distinta para, um dia, sermos um corpo perfeito para a glória Dele.
Que tal saber um pouco mais sobre esse assunto? Dê uma olhada!
Como identificar se estou recebendo o chamado de Deus?
Como dissemos, há o chamado de Deus individual, em que cada pessoa tem seu dom e sua vocação para o crescimento do Reino, e o chamado geral, em que o primeiro passo é se relacionar intimamente com Deus e, o segundo, é levar sua palavra para toda criatura.
Todos recebemos um chamado! Todos nós somos chamados para um relacionamento próximo do Pai e cada um possui objetivos atrelados ao plano eterno de Deus para a humanidade.
Deus nos dá a liberdade para fazermos escolhas e para decidirmos seguir ou não a Jesus, mas isso não faz com que deixemos de ser seres espirituais que anseiam pela eternidade. Nós sentimos falta de um complemento antes de nos relacionarmos de maneira real com Cristo.
O chamado de Deus é sempre prático: buscá-lo de todo o coração e fazer a sua vontade, essa é nossa maior vocação. Através do chamado geral realizado, depois de ter um relacionamento próximo com Deus, seguindo seus princípios em amor, você, aos poucos, encontra o seu chamado individual. Esse chamado pode se assumir em algum ministério, ir para algum lugar ou cuidar de alguma vida.
Para identificar se você recebeu o seu chamado, fique atento ao que Deus tem colocado sob sua responsabilidade, seja o cuidado de uma célula, o dom da música ou a facilidade de falar sobre Cristo.
Caso você ainda não tenha um, talvez Ele esteja te preparando ou você só não percebeu o que Ele já deixou em suas mãos. Aproxime-se mais de Deus, ore, pergunte a Ele o que Ele reservou para você!
Quero cumprir o chamado: e agora?
Cumprir o chamado de Deus é uma decisão maravilhosa e muito importante na vida de qualquer cristão. Não se trata apenas de fazer o que Ele diz, mas, sim, de entregar sua vida a favor do Reino. É abrir mão dos seus planejamentos para aceitar o plano de Deus que é maior e mais perfeito que os seus.
E você precisa entender que toda a luta vivida te moldará para a realização do seu chamado, assim como os maiores exemplos de homens de fé que a bíblia traz, que passaram por dificuldades e situações sofridas para moldar seu caráter e se preparem para o que Deus tinha para eles. Por exemplo, Moisés, que livrou o povo do Egito, Davi, que foi um rei que seguia o coração de Deus, e até o próprio Jesus, que foi humilhado e levado para morrer na cruz.
Nossa luta não é contra pessoas, mas contra o espiritual, seres que habitam nesse mundo e querem afastar o máximo possível os humanos da Graça e o amor de Deus. Nós devemos estar preparados para enfrentar as batalhas tanto carnais como espirituais.
Por isso, quanto maior a luta que você enfrenta, maior é a sua capacitação para o chamado que Deus te reservou e maior é a chance de você não se abalar com as circunstâncias que o inimigo vai colocar a sua porta.
E o último e mais importante ponto para cumprir o chamado, é entender que você não deve cumpri-lo por medo do inferno ou pela religiosidade humana e, sim, pelo amor por Deus, que nos amou primeiro e derramou graças sobre nós, a compaixão pela humanidade e o entendimento de que você é tão pecador quanto qualquer, mas o Pai te chamou e te transformou em filho(a).
Gostou do post? Atente-se ao blog das Livrarias Família Cristã e veja nossas outras publicações!
- Livros para os pequenos? Aqui também temos! - junho 29, 2022
- O(s) retrato(s) de Dorian Gray: um mesmo livro, diferentes versões - junho 24, 2022
- A tragédia lírica de Florbela Espanca: O livro de Mágoas - junho 14, 2022
Deus me chamou… Mas eu não sei como fazer.
Sei o que é. Mas não sei por onde começar.
Se eu não cumprir o chamado de Deus vou perecer sem dúvida. E ah 15 Ele tem me cobrado. E mandado eu me preparar.
Gostei muito
Bastante esclarecedor
Glórias a Deus
Que estudo lindo…..
Que linda a mensagem.. cheguei a me emocionar! Sinto com suas palavras que o que Deus já me falou e nego a aceitar. O meu chamado.
Boa reflexão!
Coisa linda , conteúdo muito maravilhoso , Deus abençoe
JESUS CRISTO e o caminho e a verdade e a Vida … Porque Ele vei para trazer toda Liberdade … E nào para jugar mais para salva…
Deus está me preparando
Muito bom estudo
Boa noite! Muito bom as explicações amei eu tenho um chamado …
Gostei muito o ensinamento é muito importante para todos que queira aprender mais sobre a Bíblia
Amém,sensacional e emocionante entender como é o chamado de DEUS,e poder ver que está em nós e não vemos.
Tenho um chamado.
Sou grato a Deus por isso.
Chamado este na Palavra,é o que me foi dito.
Estudo a Palavra na intensão de me preparar pois falar disso é muito sério.
Ou você está vivendo ela ou, Deus te colocará pra viver exatamente o que você falou!
Meu temor não só é esse como,saber qual tema da Bíblia por onde começar.
Obrigado pelo texto.
Muito boa a explicação.
Estava precisando….
Eu vou, já estou indo ao Teu encontro!
Lindo texto min esclareceu muita coisa na minha mente e que já entende o chamado de Deus para mim só não tenho coragem de assumir o chamado dele mas vou criar coragem e vou em frente e vou adorar a Deus a cada dia mais e mais em nome de Jesus.🙏🙏
Obrigado pelo esclarecimento:
Todos tem chamado para ter uma intimidade com o Pai.
Mas existe o chamado especial para aqueles que dedicam suas vidas em prol do crescimento do Reino.
Amei a mensagem