Home » Sem categoria » C. S. Lewis, um autor crítico e fenomenal
6 minutos de leitura

C. S. Lewis, um autor crítico e fenomenal

Já ouviu falar em Clive Staples Lewis? Talvez você o reconheça como C.S. Lewis ou apenas como o autor das Crônicas de Nárnia. E, se não o conhece, você precisa saber quem foi esse homem agora mesmo!

C. S. Lewis viveu de 1989 até 1963, era um escritor irlandês, teólogo, professor e crítico literário. Lewis ficou conhecido por suas literaturas medievais e suas palestras de livros cristãos, que impactaram a época e continuam até os dias de hoje, como “Cristianismo Puro e Simples” e “As Crônicas de Nárnia”.

Clive foi ateu dos 15 aos 31 anos e, depois que se converteu ao cristianismo, foi chamado de “apóstolo dos céticos” por seus escritos terem explicações firmes sobre porque o cristianismo é real.

Seus pensamentos sobre Cristo e o mundo atraíram pesquisadores, cristãos e não cristãos, para seus ensinamentos em um programa de rádio em Londres, durante a Segunda Guerra Mundial. Logo depois, vieram os escritos. E até hoje você ainda encontrará pessoas que leem e se maravilham com a obra do autor!

 

Por que ler C.S. Lewis?

Desde as suas palestras transmitidas na BBC de Londres, durante a Segunda Guerra, os pensamentos de Lewis começaram a ser valorizados e estudados por acadêmicos e teólogos e se mantém ainda nos dias de hoje.

A maneira como o autor enxerga e fala sobre o cristianismo é única e essencial para qualquer cristão. E o mais interessante é que seus livros também atendem um público que não acredita em Deus. Ele trata de forma direta cada assunto, sem grandes devaneios, mas completa admiravelmente a sua linha de raciocínio.

Os livros filosóficos trazem os valores cristãos em suas linhas de pensamentos e provoca análises profundas sobre princípios, moral, ética e o homem. As obras costumam ser finas, rapidamente lidas, mas requerem tempo para conseguir absorver os conhecimentos que são passados.

As ficções de C.S. Lewis também mantém essa linha! Elas são escritas de maneira simples e profundas, atraindo tanto crianças quanto jovens e adultos para o mundo da fantasia, como vemos em Nárnia.

A genialidade das críticas e formações de ideias do autor chama a atenção de cada vez mais leitores do mundo inteiro. A leitura vai de aterrorizante até maravilhosa, sem que ele precise nos dizer que são assim. O aspecto mais interessante de Lewis é que, mesmo tendo uma forma clara de se expressar, ele é tão intenso que você precisa parar para ler de novo (e você vai querer ler de novo).

Quais são as suas principais obras e por onde começar?

Há diversas obras do autor, é muito difícil escolher apenas um livro. Se você é uma pessoa que gosta de assuntos mais racionais, escolha começar por Cristianismo Puro e Simples. Agora se você prefere ficção, comece pelo fantástico mundo de Lewis em “As Crônicas de Nárnia”.

Que tal conhecer alguns livros básicos do cristão? Para aumentar a sua vontade de conhecer as obras de Clive, trouxemos um pouco sobre os principais livros do escritor. Confira!

Cristianismo Puro e Simples.

Dizem por aí que essa é a segunda bíblia do cristão, porque deve ser lido por todos! Lewis divide a obra em 4 livros e, em cada um, apresenta o que tem de mais importante e profundo no olhar cristão.

Os temas apresentados são abordados de forma leve e simples, permitindo que até pessoas que não saibam muito sobre teologia ou filosofia consigam entender as ideias que ele quer passar.

Seu primeiro ponto é a moralidade, levando em conta o certo e o errado, a existência de Deus e o que tudo isso tem a ver. Mesmo tendo em cada tema o foco cristão, por C.S. Lewis ser um ex-ateu, ele conhece as dúvidas do leitor e leva-o a entender que o cristianismo é algo racional, é uma fé plausível.

Os Quatro Amores.

Para Lewis, o amor é visto de quatro formas: Afeição, que é a forma básica de amar, a amizade como a mais rara, Eros, sendo o amor apaixonado e a Caridade, como o maior e menos egoísta dos amores. Com esses quatro separados, ele fala sobre a essência dos amores, as dificuldades deles para o ser humano e como cada um se encaixa com o outro.

O autor explica o amor tão perfeitamente que os exemplos e definições se mostram tão atuais para nós, ajudando-nos a compreender melhor o amor de Deus e a aperfeiçoar o nosso amor pelo próximo, como temos em seu mandamento.

Cartas de um Diabo ao seu Aprendiz.

Esse livro é exatamente o que o nome diz. Lewis traz de forma humorada possíveis cartas de Satanás para seu aprendiz, ajudando-o a provocar os seres humanos para que eles se desviem da Palavra de Deus.

Com uma ironia e originalidade surpreendente, o autor mostra seu lado sombrio em cada carta feita, retratando pela visão de um demônio o dia a dia da vida humana.

A Abolição do Homem.

A Abolição do Homem é um livro curto, que muitas pessoas leem em uma única tarde, porém é tão profundo ao ponto de precisar de semanas para digeri-lo e entender todos os fatores tratados pelo autor. Lewis defende a moralidade absoluta e os valores universais e fala sobre as consequências que a sociedade terá pela falta dos princípios por ele comentado.

O escritor discorre sobre os perigos em questionar os valores comuns a todos e leva os leitores a terem precaução em relação ao relativismo que dominava a sociedade da época e ainda domina a sociedade contemporânea.

O Peso da Glória.

Esse livro é composto por nove sermões que Lewis fez na época da Segunda Guerra Mundial, é visto como uma de suas obras mais clássicas. Esse escrito mostra claramente a habilidade que o autor tinha de falar brilhantemente sobre temas diversos no meio cristão, sempre mantendo a simplicidade e clareza em cada ponto complexo que encontrava pelo caminho.

Com maestria, ele instiga não só o espiritual, mas nosso intelecto, inspirando e orientando ouvintes da época até os leitores da atualidade, além de responder milhares de dúvidas recentes do cristianismo sobre perdão e fé.

Você encontra o kit completo dessas obras nas Livrarias Família Cristã!

Acompanhe também o nosso blog e confira as melhores postagens sobre o mundo cristão e seus diversos assuntos!

Avalie este post
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x