Como surgiu a música gospel?

Como surgiu a musica gospel?

Saiba quando e como surgiu a musica gospel!

Nós já compartilhamos com você sobre os cantores em destaque e a diversidade que eles possuem quando se trata de ritmos e estilos. Mas você sabe como surgiu a música gospel?

A música gospel nunca esteve tão forte como nos últimos tempos, cada dia que passa aparece um novo cantor gospel e mesmo possuindo estilos diferentes, a essência dos cantores é sempre a mesma: glorificar Aquele que nos criou.

Mas você já parou para se perguntar de onde surgiu esse conceito de música gospel? Se já, tenho certeza que vai gostar do que temos para compartilhar!

Então, sem mais delongas, vamos entender um pouco mais dessas músicas que tanto ouvimos. Confira!

Como surgiu a música gospel?

O tráfico de escravos para o continente Americano para mão de obra nos trouxe diversos estilos musicais, como Jazz, Blues e o próprio Gospel.

Os escravos vinham de várias partes da África, mas três dessas tantas áreas foram essenciais para as músicas que chegaram à América. A primeira área é onde hoje é o Senegal e Guiné: a Costa de Marfim. Lá a música tinha como característica linhas melódicas, instrumentos de cordas e cantos ornamentados.

A segunda área era a Floresta Tropical, hoje Ganza e Nigéria, que trouxe grandes instrumentos de percussão e ritmos mais complexos. A terceira, o Congo, atual Angola, que tinha como vocal várias vozes juntas, a chamada polifônica, dívida em solista e coro.

Toda essa rica cultura musical que a África trouxe o formato que temos hoje no meio Gospel, que é o formato de coro com instrumentalização acompanhando e o conceito de solista e também a empolgação e a maneira cativante de agir ao cantar, que no caso dos cristãos existe por sabermos para Quem cantamos.

Muitas vezes os senhores procuravam acabar com a cultura africana separando os escravos de seus próximos, mas eles tinham uma coisa que unia todos os vilarejos: a música. Por isso, mesmo separando-os e mesmo proibindo-os de cantar ou tocar os instrumentos, eles faziam em secreto, durante as noites ou quando estavam longe da casa principal, como na colheita.

Cantores que fizeram ou fazem história!

A história de como surgiu a música gospel é impressionante, não é? Como as culturas estão tão linkadas umas com as outras sem nem percebermos! E pensar que hoje em dia, mesmo depois de anos, ainda temos essa influência firme e forte na música que conhecemos!

Depois de anos de história, a música continua viva e crescendo cada vez mais! Nos últimos anos, muita gente anda consumindo música gospel, até mesmo pessoas não cristãs! A música gospel tem tido cada vez mais espaço na televisão, apps de música e rádio!

Que tal dar uma olhada em alguns cantores que passam ou passaram por essa história? Fizemos um top 3 pra facilitar sua busca pelas músicas e cantores que podem edificar sua vida:

  • Cassiane

Difícil falar do mundo da música Gospel sem citar ela. Cantora das músicas “Com Muito Louvor” e “Oferta Agradável a Ti”, Cassiane começou sua carreira com o primeiro disco em 1981, aos 8 anos de idade! Mas foi mais vista em 1999 com o disco “Com Muito Louvor”.

  • David Quinlan

Com certeza você conhece pelo menos uma música dele! David é irlandês. Veio para o Brasil como missionário e decidiu pegar essa terra como lar. Consolidou seu ministério, casou e teve filhos aqui. “Poderoso Deus”, “Eu te Busco” e “Essência da Adoração” são algumas das músicas dele.

  • Diante do Trono

Como falar de música gospel sem citar diante do trono? A banda é liderada pela cantora Ana Paula Valadão, que tem produções tanto para o público infantil como para o adulto. O grupo tornou-se destaque desde seu primeiro disco, em 1998 e mesmo com algumas mudanças de estilo musical, a banda continua firme no meio gospel atraindo pessoas pra Cristo.

Gostou do post? Compartilha essa história pra quem ainda não sabe! E dá uma olhada em outros textos que temos sobre o meio musical!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *