4 Dicas de livros evangélicos para jovens

4 dicas de livros para jovens

Quando estamos na juventude, sair dos caminhos de Deus é muito mais fácil do que segui-los. É por isso que os livros evangélicos para jovens são tão importantes para a maturidade cristã.

Além de ser uma fonte de entretenimento para quem gosta de ler, eles não são simples ficções para passar o tempo, são obras que trazem verdades para fortalecer em seu coração e mente quem é Deus e quem Ele nos chama para ser.

E mais, os livros evangélicos nos ajudam não só em nosso relacionamento vertical com o Pai, mas com o próximo, ensinando-nos a amar, a tratar e servir quem Deus coloca ao nosso redor.

É na juventude que firmamos isso em nosso caráter! No post de hoje, preparamos uma lista com 4 livros para jovens que apresentam conteúdos que acrescentam a maneira como vemos Deus, as pessoas e nós mesmos.

Confira!

Gálatas para você – Timothy Keller

Thimothy Keller

De Timothy Keller, “Gálatas para você” é um comentário bíblico que enfatiza a importância do evangelho genuíno na vida das pessoas. O autor traz de forma prática e simples explicações de Gálatas que estão contidas em cada versículo, levando em conta a época que foi escrito.

O livro mergulha em um mundo de graça que todo Cristão deve conhecer, mostrando a liberdade que temos em Cristo quando entendemos que não é por nós que vem a Salvação, que nós nunca conseguiríamos, pela lei, provar nossa inocência, porque não somos.

Mesmo se tratando de comentários, ele nos instiga a continuar a leitura, abrindo nossos olhos cada vez mais para o verdadeiro evangelho de salvação, ajudando-nos a enxergar quão pecadores somos e como precisamos do sacrifício de Jesus para só assim conseguirmos viver para Ele.

Ao ler Gálatas, o jovem desenvolve um olhar de gratidão e amor para com Deus, desejando viver para Ele não pelo medo, mas por entender que Ele nos salvou, nos tornou filhos, para que vivamos a eternidade, tudo por causa de Jesus.

As 5 Linguagens do Amor – Gary Chapman

Gary Chapman

Já falamos bastante sobre essa obra aqui no blog – inclusive, em uma postagem anterior, tratamos de todos os livros de Gary Chapman acerca das 5 linguagens do amor. E vamos continuar o referenciando!

Não dá para ignorar essas cinco linguagens quando o assunto é a juventude, fase de muitos namoros, noivados e até casamentos.

No livro As 5 linguagens do amor”, o autor Gary Chapman fala das pessoas e suas formas de demonstrar amor aos outros, levando em conta: a qualidade de tempo, presente, serviço, palavras de afirmação e toque.

Ele explica que cada pessoa possui uma ou duas linguagens principais, o que pode ajudar ou dificultar os relacionamentos. Entender o amor do outro, por vezes, é mais complexo do que imaginamos.

O autor nos mostra formas para detectar esses tipos de amores em nossos parceiros, amigos e até familiares, possibilitando um relacionamento saudável.

Para esclarecer, é como você falar português e alguém alemão. Se você não sabe alemão, não importa o quanto a pessoa diga que te ama, pois não haverá compreensão.

Por que isso é importante para o jovem? Simples, a adolescência e juventude é o momento em que aprendemos a lidar com as pessoas, a nos relacionar afetivamente.

Como a bíblia nos apresenta, relacionar-se é servir ao outro. Quanto mais aprendemos sobre o próximo, mais fácil se torna a relação. É claro que se trata de  uma via de mão dupla, os dois entendendo e buscando viver da melhor forma para o parceiro.

Por essas razões, a linguagem do amor é tão essencial para o jovem compreender o que está ao seu lado, que é amado e saber amar também.

Cristianismo Puro e Simples – CS Lewis

Cristianismo puro

Aqui está outro livro para firmar o cristianismo real na mente do jovem cristão: Cristianismo Puro e Simples, de CS Lewis, conhecido pelas Crônicas de Nárnia.

Considerada uma das melhores obras já escritas sobre o assunto, o material traz o cristianismo de forma leve, mas nada simplista. CS Lewis ensina de maneira prática a cosmovisão cristã, sem precisar que o leitor seja expert em teologia ou filosofia.

Famoso por sua escrita simples, Lewis consegue abordar diversos assuntos como a moral, o certo e o errado e a própria existência de Deus através de suas ideias simplificadas.

É um livro perfeito para o jovem firmar sua fé na cruz e conseguir conversar sobre ela tranquilamente, sem balançar suas ideias sobre as verdades bíblicas.

E mais, como ex-ateu, o autor discorre muito bem as questões incertas da mente humana sobre o Criador. Ele leva o leitor, de modo racional e plausível, para a certeza de quem Deus é e porque Ele é real.

E o jovem, em fase de faculdade e com amizades e influências vindas de todos os lados, mais do que ninguém precisa ler essas verdades trazidas por um dos maiores filósofos e teólogos cristãos que temos.

Louco Amor – Francis Chan

Francis Chan

Aqui vamos nós, falar sobre a mornidão dos cristãos de hoje! No livro Louco Amor. de Francis Chan, ele entende que os crentes conhecem o amor de Deus, mas não o vivem como deveriam.

A história traz críticas sobre a mornidão cada vez mais frequente na vida da igreja, nos chamando para reagir e aquecer a vontade de servir pela gratidão do grande Amor de Deus por nós.

Com títulos extremamente provocantes como “Pare de orar” e “Talvez você não chegue ao fim deste capítulo”, Chan começa a narrativa mostrando a grandeza de Deus e como sua graça por nós deve nos instigar a vontade de servir com o mesmo amor.

Nos capítulos subsequentes, o autor nos desafia a buscar níveis mais elevados de compromisso com Cristo e seu Amor. Chamando-nos para sair da mornidão de nossas palavras e ações e viver o cristianismo real, de maneira que impacte a sociedade ultramoderna.

Mais e mais a sociedade, principalmente de jovens, tem se encontrado em sua falsa autossuficiência, tirando Deus da prioridade de suas vidas e afastando-o.

Em tempo de individualismo e “eu me basto”, eles estão caindo na armadilha de que devem cuidar de si e não ligar para mais ninguém, enquanto Deus nos chama para olhar para o próximo, amar, se importar e entender que, enquanto cuidamos do outro, Ele tem cuidado de nós.

Francis alerta sobre como temos perdido a alegria e a paz que é experimentar o cuidado de Deus em cada detalhe, impulsionando-nos a redescobrir o Seu amor e vontade intensa de transformar nossas vidas, fazendo-nos deixar o orgulho de lado e aceitar que cuidem de nós.

Essas são as dicas de livros evangélicos para jovens! Contextualizar os adolescentes de hoje com obras é bem importante. Com a necessidade de aceitação que temos encontrado, o livro impulsiona o ser humano a viver por algo Maior.

No site da Livrarias você encontra diversas obras de autores renomados. Aproveite para conferir. E para acompanhar outras postagens como essa, basta ficar ligado em nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *