Separamos algumas dicas para você escolher uma música para orar.

Dicas para escolher uma musica para orar.

Aprenda como escolher música para orar!

Orar é um momento de diálogo, quando abrimos o nosso coração para ter um contato mais íntimo com Deus.
A música, muito usada em encontros, reuniões, células e, claro, na igreja, pode ser uma forma de elevar a sua capacidade de concentração e a sua espiritualidade. Porém, quando usada de forma errônea, é capaz de atrapalhar seus pensamentos e intenções.

Confira nossas dicas de como escolher uma música para fazer a sua oração!

A oração e a concentração.

Em outro post tratamos da importância de se concentrar para fazer a sua oração: escolhendo local, tempo, palavras, entre outras atitudes. Isso tudo porque a rotina que vivemos, por vezes, limita a nossa capacidade de nos colocar plenamente em estado de comunicação com Deus.

Por isso, ouvir um som ambiente é uma tática para abafar as possíveis distrações do local que você está.

Leia também: Como surgiu a música gospel?

Como a música pode favorecer (ou atrapalhar) o momento de oração.

Altura do som:

Se uma música muito alta atrapalha você conversar em um evento, imagina quando essa conversa é com você mesmo(a)! Deixe que o som seja leve, assim, ele poderá conduzir o seu pensamento até Deus.

Músicas com letras:

Letras complexas: ouvir palavras pode estimular seus pensamentos de forma progressiva. Isso quer dizer que, ao invés de se concentrar em suas intenções, você começará a interpretar o que a canção está dizendo e perdendo o seu objetivo de vista: dialogar com Ele.

– Canções que você já conhece de cor: mesmo que você tenha uma boa intenção, não coloque uma música conhecida enquanto ora! É uma situação desastrosa quando as letras da música começam a se chocar com as suas palavras.

Músicas estimulantes e ritmos inapropriados.

Existem algumas músicas que são feitas para estimular o receptor de forma alegre, viva, para cima. Geralmente, elas apresentam muita transição, progressões harmônicas, saltos melódicos. A oração não é o momento ideal para se manter musicalmente estimulado, opte por músicas de ritmos constantes, com notas calmas e tranquilas: como o som da flauta e da água.

Por exemplo, as músicas de celebração e alegria não fazem um bom diálogo com uma oração de arrependimento. Da mesma forma que uma música litúrgica não conversa com uma proclamação apaixonada.

Tempo da música:

Existem pessoas que oram durante a madrugada, algumas que ficam em estado de oração por mais de uma hora, enquanto outras fazem seu contato com Deus em 10, 20, 30 minutos.

Planejar quanto tempo vai durar a música e combinar com o seu momento de reflexão é muito importante. Isso se deve a constância que a musicalidade produz.

Quando estamos em uma festa musicada e, por algum motivo, o som para de funcionar, rapidamente os convidados se entreolham, afinal, algo está errado.

O mesmo acontece durante a elaboração das nossas preces. Se a música é interrompida, você perderá a sua concentração e o foco.

A música nas igrejas.

Orações, batismos, leituras, cultos de domingo: as músicas de fundo sempre estão em diferentes partes dos encontros na igreja. O ser humano é musical e faz parte de sua tradição e cultura usar a música como meio (e não como mediação) para se abrir para Deus, para o Espírito Santo fazer o seu trabalho.

Mas, é importante lembrar que Deus não precisa da música para agir, essa é apenas uma opção, não é uma necessidade.

A música na Bíblia.

Vale lembrar, também, que a música está muito presente na bíblia. A Palavra mostra que por muitas vezes o Espírito Santo se moveu no coração das pessoas por meio de uma conexão com a música. Nos livros: Crônicas, Samuel, Reis e Efésios, é possível encontrar como a musicalidade favorece partes de reuniões, enfatiza falas, toca o coração do público que está ouvindo.

Recapitulando, quando você for colocar uma música para orar:

Observe se ela está sendo um “fundo”, você deve ouvir mais o que está sendo dito no seu coração do que o que está tocando nos aparelhos eletrônicos. O uso da música é para apoiar a verdade e não para suplantá-la. Ok?

No site da Livrarias Família Cristã você encontra CDs e DVDs com músicas ideais para o momento da oração. Visite nosso site e escolha já fundos musicais maravilhosos e inspiradores para o seu diálogo com o Senhor!

Leia também: Como arrumar tempo para Deus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *