O que é Santa Ceia? Conheça a origem dessa tradição cristã

o que é santa ceia

A Santa Ceia, também conhecida como Ceia do Senhor, é uma ordenança de Jesus para a igreja, presente em todas as tradições cristãs, desde a época do novo testamento (Atos 2:42; 20:7; 1 Coríntios 10:16; 11:23).

Muitas pessoas que tomam a ceia nem sabem o significado desse ritual importante para os crentes em Jesus Cristo e praticam como mero costume, sem lembrar do seu verdadeiro motivo.

É por isso que trouxemos esse assunto tão relevante. Para os cristãos, novos ou velhos, entenderem o real significado que a prática da Santa Ceia tem em nossas vidas.

Origem da Santa Ceia

origem da santa ceia Para sabermos o que é a Santa Ceia, é fundamental falarmos da origem dessa tradição. Com a história nos evangelhos (Mateus 26:26-29; Marcos 14:22-25 e Lucas 22:14-20), você pode ir direto à fonte e compreender como e onde começou essa tradição.

Fizemos um resuminho para te ajudar: em época de páscoa, o último feito de Jesus, antes de ser traído por Judas e levado para a cruz, foi se juntar com os discípulos e cear. Foque sua atenção para: foi a última ação que Jesus teve antes de morrer na Cruz. Daí, podemos ver a importância dessa realização.

Na ceia, Ele pegou o pão, deu graças, partiu em pedaços e deu aos seus discípulos dizendo que representava seu corpo. Da mesma forma fez com o vinho, deu graças e passou o cálice para os discípulos beberem e disse: “Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.” (Mt 26.28).

Depois disso, Jesus ordenou que fosse realizado esse ritual por todos que cressem Nele, como uma lembrança de sua morte na cruz e entrega por nossos pecados, até que Ele volte.

É por isso que até hoje, nós, cristãos, realizamos a ceia como um memorial, lembrando constantemente o sacrifício de Jesus por nós.

Atualmente, cada igreja possui sua constância na santa ceia. Algumas tomam semanalmente, mensalmente, a cada dois meses… O importante é que aconteça e que os membros tenham em mente a lembrança do sacrifício de Cristo e o arrependimento genuíno dos pecados, como vemos em 1Co 11:28-29: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si”.

O que é Santa Ceia

o que é santa ceiaEntendendo de onde surgiu a Santa Ceia, fica mais fácil saber o que é, certo? Ela é a recordação do sacrifício de Jesus, uma maneira de não nos esquecermos do enorme amor, do cuidado e da graça de Deus para com a gente.

E mais, a ceia é tomada por todos aqueles que aceitaram Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, confiando na graça. É o momento que declaramos publicamente que cremos no sacrifício de Cristo na cruz por nós.

Simbolicamente, comer o pão e tomar o cálice é se alimentar espiritualmente de Cristo, admitindo que morremos com Ele e vivemos com Ele.

Ao participarmos da Santa Ceia, devemos nos lembrar da morte de Cruz do filho de Deus, que foi feita em nosso lugar, para que pudéssemos nos reconectar com o Senhor através dEle, tendo um relacionamento de perto.

Além disso, é um momento de comunhão do corpo de Cristo, como igreja santa (separada) responsável pelo cuidado do crescimento espiritual um do outro. Ou seja, nos “alimentamos” de Jesus e testemunhamos o outro se “alimentando” de Jesus e, assim, podemos, mutuamente, crescer no que Ele tem para nós.

Um detalhe que devemos nos atentar: a ceia não deve ser tomada de qualquer forma. Como vimos acima, em 1Co 11:28-29 fala que devemos examinar nosso coração e mente, rever nossas ações e pecados, nos arrependermos ao lembrarmos da graça abundante de Deus por meio do sacrifício de seu Filho, compreender o valor real de Jesus na cruz e, então, tomar a ceia.

Resumindo, a ceia nos foi deixada para:

  • Lembrarmos do sacrifício de Jesus na Cruz por nós;
  • Examinarmos nossa mente e coração e nos arrependermos dos pecados ao recordar do valor da cruz de Cristo;
  • Termos comunhão com a igreja, tornando-nos um só corpo e anunciando juntos a vinda de Jesus.

Sobre elementos e símbolos da santa ceia

Na ceia de Jesus com os discípulos, ele apresentou dois elementos simples do cotidiano: pão e vinho (ou suco). Cristo os usou como símbolo de seu sacrifício que estava por vir e cada um tem seu significado.

  • O significado do pão na ceia: Jesus apresentou o pão como representação de seu corpo, que foi massacrado por nós na cruz, sofreu e carregou todos os pecados que não conseguiríamos carregar por amor a nós (Mt 26.26).

o-pão-da-santa-ceia

  • O significado do vinho na ceia: o vinho representa a nova aliança firmada entre nós e Deus, reconciliando nosso relacionamento com o Pai através do Filho (Mt 26.28).

No velho testamento, víamos acontecer sacrifícios dos melhores animais, em que o sangue derramado era o selo da aliança, unindo homem com Deus. A partir de Jesus e o sacrifício prometido, nossos pecados foram pagos e a aliança com Deus foi restaurada pela eternidade, não precisando mais vitimar os animais.

Agora que você já sabe o que é a Santa Ceia e sua importância para o cristão, pare de tomá-la como um simples ritual e lembre-se do memorial.

Lembre-se do verdadeiro significado que ela deve ter em nosso coração: a memória constante da promessa que Jesus vai voltar para nos buscar.

Compartilhe o texto com os irmãos, não vamos deixar essa lembrança se perder. É fundamental sabermos explicar as doutrinas que seguimos na igreja, entender o que fazemos e por que fazemos. Tudo isso é super relevante para nossa maturidade cristã.

Quer saber mais sobre a santa ceia e ler outros conteúdos relacionados? A Livrarias Família Cristã tem diversos livros sobre doutrinas cristãs. Acompahe nosso blog e veja outras Dicas da Família Cristã. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *