A importância da educação cristã para o futuro dos filhos

Educação cristã, contribui para o futuro do seu filho.

A cada leitura que fazemos da bíblia, somos surpreendidos por Jesus: ele não deixou que nada passasse, principalmente quando o assunto é a educação dos pequenos. São muitos exemplos em que ele é didático e explicativo. Dessa forma, devemos ensinar porque Jesus Cristo ensinava e, também, porque o primeiro contato dos pequenos não é com a igreja e nem com a escola, é com a família.

Entretanto, saber o que ensinar e como ensinar não é uma questão tão simples.

Desde que “o mundo é mundo” a Educação dos filhos é um tema muito discutido, não somente por nós cristãos, mas por toda a sociedade.

Essa questão começa lá na Grécia e na Roma Antiga. Analisando essa época, é possível observar como cada sociedade tinha seus métodos e objetivos para educar. A sociedade grega, por exemplo, preparava as crianças para a vida na cidade (polis), enquanto a segunda tinha como prioridade o preparo das crianças para serem grandes guerreiras.

Com esse exemplo, mesmo que antigo, podemos pensar um pouco sobre a nossa responsabilidade de hoje: educar para que nossas crianças tenham fé em Cristo.

Isso quer dizer que, nós, os pais e, também, integrantes da igreja, somos os responsáveis em direcionar os caminhos dos pequenos, para que eles tenham sabedoria, sempre com respaldo bíblico, para enfrentar as contradições do mundo que vivemos.

Desafios da educação clássica, enquanto função da família.

Segundo alguns teóricos, estamos na Era da Pós-modernidade, momento em que as relações são superficiais e rápidas, em que nossos filhos podem ter acesso a diferentes tipos de informação, em que instituições como a igreja, o casamento e a família sofrem novas construções.

Especialistas da área, como psicólogos e psicopedagogos afirmam que, nos primeiros cinco anos de vida, os desenvolvimentos mental, emocional, físico e espiritual começam a ser formados. Ou seja, esse conhecimento é responsabilidade da comunhão do seio familiar.

Não tenha dúvidas, é no lar que as orientações sobre esse tema se iniciam.

Você se sente preparado para fazer essa iniciação? Você se sente respaldado na Palavra de Deus para não deixar lacunas na educação dos seus filhos?

Veja 3 obras que te ajudarão com a Educação Cristã dos seus filhos!

  1. As Cinco Linguagens do Amor das Crianças, de Gary Chapman e Ross Campbell, Editora Mundo Cristão.

Cada criança possui uma forma de decodificar e interpretar. Chapman e Campbell chamam esse processo de “linguagem de amor” e, nesse livro, ensinam que há uma maneira principal e específica pela qual cada uma delas compreende melhor o amor do pai e da mãe.

O livro ensina os pais a reconhecerem e falarem a linguagem de amor fundamental de seu filho ou filha, ajudando as famílias a aprofundarem seus laços afetivos e a demonstrarem, de modo mais eficaz, o seu amor aos pequenos.

A obra é um começo para que os pais escolham uma abordagem de ensino, de comunicação e troca.

  1. Educação Cristã na Infância, de Vanessa de Magalhães, Editora Ad Santos.

Esse livro foi organizado e estruturado para desconstruir a ideia presente nas instituições educacionais atuais, que tem banido os valores judaico-cristãos. Sendo a igreja a maior divulgadora dos valores e princípios bíblicos, o livro cria o ambiente perfeito para a propagação das suas intenções na sociedade contemporânea.

Ele irá proporcionar ao leitor um discernimento sobre os desafios dessa temática por meio da análise de conceitos e temas extremamente importantes para a formação de uma nova proposta para Educação Cristã, na atualidade.

  1. Instruindo o Coração Da Criança, de Tedd e Margy Tripp, Editora Fiel.

Perguntas como: “Quem eu sou? Por que eu existo? Como eu vim parar aqui? Onde encontro o que preciso?” são essenciais para uma criança se entender nesse mundo! Essas questões precisam ser respondidas desde cedo e, também, conforme a palavra de Deus.

Para isso, o livro oferece uma estrutura consistente para o ensino das crianças. São inúmeras dicas, que estão divididas em três partes: parte um, “O chamado à Instrução Formativa”; parte dois, “Introdução à Instrução Formativa”; e parte três, “Aplicação da Instrução Formativa”.

Encontramos em “Instruindo o Coração da Criança” uma fonte de sabedoria bíblica inigualável para tratarmos o coração dos filhos e, em certo ponto, nós mesmos podemos ser confrontados quanto ao nosso próprio coração.

Saiba mais!

As crianças que têm em seus pais investimento educacional, principalmente na educação cristã, são bem-sucedidas na escola, seguras em seus relacionamentos, dotadas de uma boa autoestima e cumpridoras de seus deveres de forma responsável e prazerosa.

Visite nosso site e encontre muitas obras voltadas para essa temática!

E para conferir outras postagens com essa, é só continuar acompanhando nosso blog. Temos conteúdos especiais para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *