Dicionários Cristãos: conheça nossa lista de recomendações

Dicionários cristãos

Os Dicionários Cristãos ou enciclopédias bíblicas são necessários para qualquer pessoa que queira entender mais a fundo a palavra de Deus e todas as informações históricas e culturais que a rodeia. A Bíblia é um livro extraordinariamente complexo, por isso é muito importante um estudo aprofundado desse livro tão rico e completo.

No entanto, só de pensar nessa tarefa, chega a ser intimidante pela complexidade de detalhes, não é? É daí que cresce a importância dos Dicionários Cristãos. Eles trazem informações precisas sobre a época, personagens, traduções e muito mais.

Preparamos uma lista de dicionários para te ajudar com a leitura. Confira e escolha o seu!

1. Manual Bíblico MacArthur

manual bíblico macarthur

O Manual Bíblico MacArthur foi escrito por John MacArthur, autor de mais de 150 livros e um dos mais influentes líderes cristãos da atualidade.

O manual é um facilitador para o estudo avançado das Escrituras. Bem fundamentado e acessível, possui recursos valiosos para teólogos, estudiosos, pastores, seminaristas e até leigos que pretendem se aprofundar em cada livro bíblico.

MacArthur organiza todas as informações com tabelas, gráficos e ilustrações, deixando o material didático e prático. Em cada livro apresenta uma rica fonte de informações relevantes para qualquer estudioso.

Entre os materiais, há um resumo sobre o autor, a época que foi escrito e para quem, o contexto histórico, cenário cultural, principais personagens, como Cristo pode ser identificado, conceitos principais e as maiores dificuldades de interpretação dentro do livro, respondendo algumas perguntas sobre temas relevantes que os capítulos tratam.

O manual não substitui sua bíblia! É perfeito para quem não tem comentários na bíblia ou quer aprofundar mais seu entendimento da Palavra, ajudando com respostas de perguntas que podem vir a desanimá-lo em seu estudo.

2. Enciclopédia do Protestantismo

enciclopédia do protestantismo

A Enciclopédia do Protestantismo, organizada por Pierre Gisel e Lucie Kaennel, fala não só sobre assuntos teológicos, mas também sobre política, sociologia e cultura, apresentando quarenta e oito artigos com diversos verbetes voltados para nomes grandes da história protestante.

No livro, Pierre e Lucie juntaram mais de trezentos autores que abordaram diversos temas gerais. Desde o protestantismo como um todo até a exposição cultural e histórica, atingindo um público além da igreja.

Na enciclopédia você encontra desde assuntos como ecologia, que relata a cultura protestante em relação a natureza, consciência, respeito e gestão do meio ambiente, usando referências como Da Vinci e Calvino.

Além de abordar sobre o capitalismo e nomes importantes em seu meio, como Adam Smith, Weber e Marx, fala da racionalidade, do conflito do capitalismo e nossa modernidade, economia e protestantismo.

E o livro vai ainda mais além, discorrendo sobre sexualidade, como particularidades, homossexualidade, fontes bíblicas e dados históricos, temas polêmicos na atualidade. Você vai encontrar, por exemplo, textos e trechos de Lutero.

3. Dicionário Teológico do Novo Testamento

dicionário teológico do novo testamento

Daniel G. Reid é um experiente organizador de obras de consultas de livros acadêmicos. Foi também editor dos dicionários sobre NT que deram origem a esse volume e já venderam mais de 100 mil exemplares nos EUA.

O Dicionário Teológico do Novo Testamento reúne o que tem de mais avançado nas pesquisas e nos estudos bíblico-teológicos sobre o Novo Testamento, com temas neotestamentários importantes e necessários para estudantes de teologia ou ciência da religião, como teólogos, pastores, seminaristas e líderes.

Discorre também sobre todos os livros do Novo Testamento, temáticas teológicas relevantes, acontecimentos que foram cruciais na época, questões históricas e culturais e métodos de estudos

Para facilitar, o livro possui diagramas e tabelas, glossário dos termos técnicos para fica mais claro e uma biografia para cada assunto que é comentado.

De fácil acesso e rico em informações sobre o NT, o dicionário foi escrito por especialistas renomados, como Craig Blomberg, Larry Hurtado, David Dockery, Peter O’Brien, Frank Thielm, Ben Withrington, etc.

4. Dicionário Ilustrado da Bíblia

dicionário ilustrado da bíblia

O Dicionário Ilustrado da Bíblia é inteiramente impresso com cores e contém as melhores ilustrações e textos para desenvolver ainda mais seu conhecimento bíblico.

Com linguagem bem compreensível, o livro trata de temas complexos da academia erudita e acompanha as pesquisas mais recentes da história, cultura, arqueologia e sociologia que vão além da bíblia.

O dicionário tem um sistema completo de referências cruzadas que apontam para outros verbetes, trazendo cada vez mais informações, como o esboço de todos as obras da Bíblia para estudo e ensino, gráficos, mapas e um panorama dos livros das escrituras para visualização rápida.

Seja para leigos que querem estudar a fundo a palavra ou para estudantes que querem utilizar em seu magistério, esse material apresenta dados completos e atuais de personagens, lugares, temáticas, doutrinas e diversos outros assuntos relacionados as escrituras.

E mais, o Dicionário Ilustrado da Bíblia do autor Ronald F. Youngblood foi ganhador do prêmio Areté 2005 na categoria Design Inovador.

5. Novo Dicionário de Teologia

novo dicionário da teoogia

O Novo Dicionário de Teologia de Sinclair B. Ferguson é perfeito para pregadores, pastores e acadêmicos que desejam conhecer mais e aprimorar seu ensino sobre a Bíblia.

O autor usa um panorama histórico da bíblia para integrar os livros e temas das escrituras. Nesse dicionário, o leitor tem uma boa perspectiva sobre a teologia bíblica, como introdução básica para alguma pesquisa ou consulta.

O Dicionário é uma introdução à teologia bíblica, sistemática e histórica, com mais de 630 artigos abrangentes que se aprofundam em diversos temas, movimentos e pensadores.

Alister McGrath mostra uma ótima crítica desse novo dicionário de Teologia, diz que "O estudante que pretende possuir uma obra de referência abrangente e com autoridade sobre os grandes temas do pensamento cristão, tanto do passado quanto do presente, não pode fazer nada melhor do que acrescentar este trabalho às suas prateleiras."

6. O Dicionário de Paulo e suas cartas

dicionário de paulo e suas cartas

Escrito pelos autores Gerald F. Hawthorne, Ralph P. Martin e Daniel G. Reid, o Dicionário de Paulo e suas cartas é um material completo sobre as obras de Paulo.

Apresentando o sentido fundamental da vida do ministério de Paulo e o que ele deixou para a história da Igreja dividido em três setores: sua formação como judeu-rabínica, o cenário de sua vida como missionário no território greco-romano e o ponto decisivo em que se tornou apóstolo cristão.

É uma perfeita avaliação sobre Paulo em relação a Lei, a Aliança e o povo de Israel, e também suas reações ao contemplar o evangelho.

Agora é só investir no que você acredita que será relevante para seus estudos atuais! Na Livrarias Família Cristã você encontra todas as opções para comprar. Confira!

Gostou desse post? Acompanhe nosso blog e veja outras dicas da Família Cristã e saiba mais sobre a Bíblia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *