Descubra por que os ministérios da igreja são importantes?

A importância do ministério na igreja.

Os ministérios são muito comuns nas igrejas evangélicas e de extrema importância para a comunidade por conta do cuidado com os membros e a formação de laços de amizade entre eles. Alguns ministérios variam de acordo com a denominação, mas todas as igrejas cristãs possui ministérios.

Dentro das comunidades cristãs, pastores e líderes incentivam os membros a participarem de ministérios. Os mais frequentes são o de liderança, música e dança, teatro, célula e coral. Você também encontra ministérios focados em adolescentes, jovens, homens, mulheres e casais! O leque é enorme e não encontrar um lugar é quase impossível!

Para que serve os ministérios da igreja?

A maior finalidade dos ministérios da igreja é organizá-la. Todo grupo formado é importante para o desenvolvimento da comunidade como corpo de Cristo, auxiliando cada um no amor para com o outro, paciência e serviço, ajudando cada pessoa a ter um enorme amadurecimento pessoal e espiritual.

Assim como nosso corpo possui diversos membros com funções distintas, a igreja também precisa de membros diferentes. De acordo com seus dons e talentos, você escolhe o seu ministério de atuação.

Cada um apresenta a mesma finalidade de organização da comunidade, mas com papéis divergentes ali dentro, sendo cada um focado em uma atividade. Que tal conhecer alguns?

São pessoas que tocam ou cantam nos cultos. Normalmente, há escala entre os membros do ministério de forma organizada e um líder que colabora com essa organização.

Em sua maioria é focado em dias marcantes para os cristãos, como a Páscoa e o Natal, mas existem igrejas que investem em teatros, em diversos dias de culto, e teatros evangelísticos, atuando em praças, ruas e até saindo em missões para outras cidades.

  • Ministério de Grupos Pequenos:

A igreja é dividida em pequenos grupos que, normalmente, se encontram uma vez por semana para estudar sobre a palavra de Deus. O grupo costuma ter em média 10 pessoas e ser separado por idade, como adolescentes, jovens e adultos.

  • Ministério de Jovens e Adolescentes:

Um ministério intencionado em manter jovens e adolescentes firmes em Deus e em suas missões, além de unidos em amizades espirituais. Geralmente, há um culto próprio para eles, acampamentos e grupos pequenos.

  • Ministério de Casais, Homens ou de Mulheres:

Assim como o ministério de Jovens e Adolescentes, esses 3 também são focados em cada grupo. Para os casais, o grupo ajuda com o casamento, une amizades, etc. O de homens ou de mulheres apresenta o mesmo objetivo, unindo as mulheres e os homens para maior crescimento espiritual com o intuito de expandir o Reino de Deus.

  • Ministério de Missões:

O objetivo desse ministério é em missões lá fora. Ele ajuda missionários que estão na obra, seja com ofertas dos membros ou orações.

Quando devo entrar para um grupo?

Os grupos são perfeitos para a organização da comunidade cristã, mas também são ótimos ganchos para amizades e envolvimento pessoal com o Reino de Deus. Ao estarmos em uma igreja, devemos, sim, nos envolver com seus ministérios, para crescermos espiritualmente e nos aperfeiçoarmos no serviço para a obra de Deus.

Não existe um momento certo para entrar em um grupo. Escolher fazer parte de uma igreja, tornar-se membro, envolver-se com os trabalhos realizados ali e com as pessoas é muito importante para a expansão do Reino.

Ao entrar em um grupo, você se sente melhor e acaba criando relacionamentos saudáveis, voltados para princípios certos e desenvolvimento do Evangelho. Devemos estar envolvidos não por obrigação, mas para louvor e honra a Deus, que nos coloca nos lugares para sermos influenciadores de Cristo, não só no mundo, como na igreja onde congregamos.

O primeiro passo é encontrar um grupo que você se encaixe, em que você possa exercer os dons e talentos que Deus colocou em suas mãos. Se você não sabe, ainda, quais são, fique tranquilo. Encontre aquele que te faça se sentir bem. Talvez, é entrando em um que você entenderá o que Ele te criou para ser.

Estar em um grupo na igreja é sempre muito bom, você consegue formar laços com aqueles que possuem os mesmos gostos que o seu. Atuando na mesma área fica fácil conhecer pessoas, principalmente para quem é mais tímido.

Os ministérios servem, também, como terapia para quem não está passando por bons momentos. Nas fases difíceis da vida, ter alguém para caminhar ao lado é fundamental, especialmente para não se sentir sozinho e se alegrar na comunhão dos irmãos.

O que achou do post? Compartilhe essa ideia! Devemos nos envolver com a nossa comunidade para, cada vez mais, espalharmos Cristo!

Acompanhe o blog das Livrarias Família Cristã e aprenda mais sobre assuntos cristãos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *