Como fazer uma gincana bíblica infantil para o Dia das Crianças

como fazer uma gincana bíblica infantil para o dia das crianças

Organizar atividades recreativas para crianças parece simples, mas exige muito planejamento para que a brincadeira não vire bagunça. Imagine, então, se essas atividades acontecem na igreja, com um grupo de pequenos cristãos. O ideal é unir a diversão com aprendizagem para testar os conhecimentos.

Que tal organizar uma gincana bíblica infantil? Essa ideia é interessante porque reúne várias brincadeiras curtas e fáceis de planejar, ajuda a promover interação entre as crianças e não exigem espaços abertos – dá pra fazer em qualquer sala disponível.

É possível organizar uma gincana bíblica para comemorar o Dia das Crianças em reuniões de grupos de igreja, escolas de instituições religiosas e até mesmo em casa, com a família e os amigos, para exercitar os aprendizados adquiridos durante o Estudo Bíblico. O melhor é que esse tipo de recreação não se restringe à data; você pode aproveitá-lo durante o ano todo!

Separamos alguns jogos divertidos como sugestões para facilitar seu planejamento, mas você pode criar brincadeiras personalizadas, de acordo com a quantidade de participantes, as temáticas abordadas e os materiais de apoio disponíveis. Crianças de 5 a 11 anos podem participar – é só adaptar a linguagem e as regras de um jeito que todas consigam entender.

Jogos e brincadeiras para gincana bíblica infantil

jogos e brincadeiras

Para incluir a Palavra de Deus nas brincadeiras, podemos utilizar nomes de personagens bíblicos, livros da Bíblia, os mandamentos, fatos históricos ou informações mais específicas, como datas e locais.

Veja algumas sugestões de brincadeiras para criar uma gincana cristã infantil educativa e divertida:

  • Sim ou não

brincadeira sim ou não

Divida igualmente as crianças em duas equipes. Escolha um representante de cada grupo, chame-os separadamente e diga-lhes uma palavra-chave – pode ser um personagem ou um livro bíblico, por exemplo. Cada representante volta para seu respectivo grupo.

Os colegas podem fazer perguntas para adivinhar a palavra-chave, mas o representante só pode responder “sim” ou “não”. O grupo que descobrir a palavra primeiro ganha o jogo.

  • Mímica

A tradicional brincadeira de mímica pode ser adaptada para a gincana cristã. Escolha uma criança por vez – de forma com que todas participem – para dramatizar um versículo bíblico ou uma música gospel apenas com gestos, sem falar ou escrever.

Todos podem dar palpites e, quem adivinhar primeiro, vai acumulando pontos. O jogo acaba quando todos estiverem dramatizado e quem tiver mais pontos é o vencedor.

Dica: estipule um tempo para cada dramatização. Dependendo do versículo ou da música, pode ser que demore muito para alguém acertar ou, até mesmo, que ninguém acerte.

  • Quem disse isso?

No mesmo estilo da mímica, essa brincadeira consiste em adivinhação e pode ser feita em grupos ou cada um por si. Leia, em voz alta, frases ditas por personagens cristãos. Cada grupo ou pessoa deve adivinhar quem disse isso, de acordo com a Bíblia.

  • Adivinhe quem é

Ainda no campo da adivinhação, nessa brincadeira os participantes precisam desenhar personagens bíblicos, assim como no jogo Imagem & Ação, para que os outros adivinhem quem são. Se houver dúvidas, ajude os desenhistas da vez mostrando imagens.

Dica: escolha personagens com características mais bem definidas, como Jesus (é só desenhar um presépio, por exemplo), Noé (com os animais na arca), Jonas (e a baleia) e Davi (lutando contra Golias).

  • Que bicho sou eu?

Inspirado na Arca de Noé, desenhe ou escreva o nome de animais em folhas sulfites e cole nas costas de cada participante. Cada um deve tentar adivinhar qual animal da arca está representado em suas costas, fazendo perguntas aos colegas.

Só vale fazer uma pergunta por vez, a cada rodada, e os colegas respondem apenas “sim” ou “não”. Exemplos de perguntas: “tenho quatro patas?” e “sou um mamífero?”. Não vale perguntar coisas específicas como “qual a minha cor?” ou “do que me alimento?”.

  • Onde está na Bíblia?

O foco agora é incorporar a Bíblia aos jogos. Poder ser feito em grupo ou individualmente. Faça uma lista com acontecimentos importantes e conhecidos pelas crianças e peça para que encontrem no livro sagrado. Elas devem escrever em qual livro e capítulo a situação acontece. Em “A criação de Adão e Eva”, a resposta correta seria “Gênesis 3”, por exemplo.

  • Qual a semelhança?

Faça uma outra lista, agora, com grupos de palavras que sejam citadas na Bíblia e tenham algum fator em comum. Eufrates, Jordão e Guisom, por exemplo, são nomes de rios. Os participantes devem identificar o fator que une as palavras no grupo com o uso da Bíblia.

  • O Stop é…

Outra adaptação de um jogo famoso. Para realizar o stop bíblico, dê uma folha para cada participante, peça para que façam colunas no papel com categorias. Alguns exemplos de categorias são “nome próprio”; “cidade, estado ou país”; “hinos cristãos”; “livros da Bíblia”, entre outros.

Uma letra do alfabeto será sorteada e todos devem preencher as colunas com os nomes que lembrarem. Quem preencher todas as colunas primeiro, fala “stop” e todos os outros participantes devem parar imediatamente de escrever.

Dica: se a letra for difícil, vale sortear novamente. Você também pode separar as letras que têm várias opções de palavras na Bíblia previamente (“A”, “M” e “P”, por exemplo).

Após somados os pontos, entregue uma premiação simbólica ou um presente especial a todos os participantes, já que o objetivo é aprender e se divertir em grupo – é importante que a competição seja saudável.

O site da Livraria Família Cristã tem várias opções de livros evangélicos infantis – para estimular a leitura entre as crianças – e diversos jogos educativos, para que a brincadeira continue em casa. São ótimas opções de brindes para a criançada, não é mesmo? Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *