Livros de Gary Chapman –  As 5 linguagens do amor

Quando o assunto é relacionamento, falar sobre o livro das 5 linguagens do amor de Gary Chapman se torna regra. Entender cada uma delas e aplicar com as pessoas, seja um cônjuge, filho ou amigo, transforma sua maneira de agir com eles.

Lidar com relacionamentos não é nada fácil! Principalmente quando temos uma relação de longa data que, aos poucos, tende a parecer não fazer mais sentimento. Não necessariamente porque não tem, mas porque deixamos de demonstrar ou, muitas vezes, demonstramos com uma linguagem de amar que o outro não compreende.

As 5 linguagens te ajuda a entender a si mesmo e quem está ao seu redor, fazendo você se lembrar cada um enxerga o amor de uma forma. Falando assim parece milagroso, não é verdade? Pois é! Só o fato de entendermos que as pessoas sentem diferente de nós já é capaz de contribuir muito no momento de nos relacionarmos.

Mas o que, afinal, são essas cinco linguagens do amor? O que elas representam?

Vamos explicar agora mesmo!

O que são as cinco linguagens do amor?

O autor Gary Chapman nos fala sobre cinco linguagens do amor, em que cada pessoa encontra uma ou duas que a represente. A partir disso, ele explica que, quando duas pessoas possuem linguagens diferentes, o relacionamento fica muito mais difícil do que duas pessoas com a mesma linguagem. Justamente porque uma não entende a outra e, no fim, o “tanque de amor” fica vazio.

Que tal um exemplo para entender melhor? Vamos lá…

Você é brasileiro e fala português. Se chega alguém da China no país e você não fala mandarim, não importa o que ele tente dizer, você não compreenderá. A pessoa pode estar gritando que te ama e expressando sentimentos, mas o que vai mudar se não há compreensão?

As linguagens de amor funcionam assim. Para se comunicar com o outro e demonstrar amor, você precisa aprender qual a linguagem dele e se dedicar a usá-la, e vice-versa.

Gary chama essas cinco linguagens de: palavra de afirmação, qualidade de tempo, contato físico, serviço e presente. Parece complicado?

Confira as cinco linguagens do amor a seguir!

Palavra de Afirmação

palavra de afirmação

Elogios em geral e palavras motivadoras fazem parte dessa forma de demonstrar amor. Frases como “você está lindo(a)”, “estou orgulhoso(a) de você”, “você consegue”, são exemplos simples, mas que causam grande impacto para quem tem essa linguagem.

Qualidade de tempo

Essa é uma das mais difíceis nos dias atuais: dedicar tempo! Com a correria do dia a dia, podemos esquecer que tem alguém por perto e que precisamos separar um tempinho para estar com ela.

Ter tempo de qualidade não é simplesmente estar junto e sim ter a atenção voltada para a pessoa. Não é ficar na frente da televisão somente, é sair para jantar, sentar e conversar, ouvir o outro, se conhecer mais.

Contato Físico

contato físico

O contato físico é simples, não? A maneira de demonstrar amor aqui é pelo toque. Sabe aquelas pessoas que falam com você tocando?

São as que gostam de mãos dadas, cafuné, abraços e massagem. Para os casados, o gosto pelo sexo também costuma ser maior.

O foco dessa linguagem não é conversa. Ao contrário da qualidade de tempo, quem tem a de contato físico gosta de ficar juntinho, fazendo carinho mesmo que em silêncio.

Serviço

A linguagem de serviço é, literalmente, fazer para o outro: como preparar um almoço, arrumar a casa, dar banho no cachorro, buscar a pessoa no trabalho. É importante ficarmos atentos, pois muitas pessoas que a possuem acabam não sendo valorizadas.

Presente

Presentes

Quem é que não gosta de ganhar presente, não é verdade? Tem gente que tem essa linguagem específica de amor que não envolve bens materiais de fato, talvez uma simples florzinha vista durante o dia já é suficiente para alegrar a semana inteira.

A ideia de pequenos gestos surpresa faz toda a diferença para a pessoa que se encaixa com essa forma.

Quantos livros existem sobre as 5 linguagens?

Falamos um pouco sobre o que são e quais são as linguagens, mas é fundamental frisar que tudo isso não se compara com a quantidade de informações e exemplos que o autor apresenta nos livros!

Como em nossa vida temos vários relacionamentos, Chapman se preocupou em separar em obras diferentes cada linguagem para os diversos tipos de relações.

As 5 linguagens do amor dos adolescentes

Como todos sabem, lidar com adolescentes nem sempre é fácil, muitas vezes nem eles mesmo se entendem. É uma fase de formação, em que eles estão tentando compreender quem são e o que desejam ser no futuro.

Segundo pesquisas, nessa etapa da vida os pais são influências significativas para eles. E com certeza líderes também entram nisso! Portanto, aprender a linguagem dos adolescentes, saber como eles lidam com ela e a expressam, ajudará muito na construção de um relacionamento.

Além de falar sobre as linguagens, o livro As 5 linguagens de amor do adolescente” também trata de como auxiliar os jovens para não entrarem no mundo da imoralidade e da violência.

As 5 linguagens do amor das crianças

As 5 linguagens de amor das crianças” foi escrito por Gary Chapman com a contribuição de Ross Campbell, ensinando como falar a linguagem de seu filho para que ele se sinta amado da melhor maneira.

Assim como os adolescentes, as crianças entendem o amor e lidam com sua linguagem de modo diferente dos adultos. Com isso, Chapman focou em exemplos e explicações embasadas no amor dos pequenos, como eles recebem e como demonstram.

As 5 linguagens do amor para homens

As 5 linguagens para os homens” trata da maneira de ver o amor a partir do ponto de vista das mulheres, ajudando o marido, noivo ou namorado a se comunicar mais claramente com a sua parceira.

Ele foca em dois temas principais: como lidar com a raiva e a arte de pedir perdão. Ligando esses assuntos com exemplos e estudos que ajudam a descobrir a linguagem de sua esposa, fica mais fácil se comunicar no relacionamento, diminuindo as inseguranças e brigas e aumentando a felicidade de ambos.

As 5 linguagens do amor para casais

Nós sabemos que os homens e as mulheres são seres distintos. Ainda que tenham a mesma linguagem, muitas vezes a forma de expressá-la é diferente. E é aí que surgem as insatisfações.

Em “As 5 linguagens do amor para casais”, perfeito para grupos pequenos, Gary Chapman foca somente nos casais e em suas dificuldades de demonstrar amor.

Para uma comunicação clara, o autor trata de exemplos sobre as linguagens e a importância de ambos se entenderem e se esforçarem para praticá-la.

Todos os livros discorrem de forma simples as 5 linguagens, com certeza vale a pena a leitura para melhorar os relacionamentos ao redor!

O que achou do post? Compartilhe com as pessoas que você ama e não deixe de ler o livro! Aprender sobre como podemos servir as pessoas e amá-las é um cumprimento do maior mandamento de Deus: “amar ao próximo como a si mesmo”.

Confira em nosso site outros livros do autor Gary Chapman. Acompanhe o blog e confira outras dicas da Família Cristã!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *