Saiba como ler a bíblia e compreender palavra de Deus

Compreenda a palavra de Deus.

Fazer uma leitura é um exercício para o nosso cérebro. Embora pareça ser uma tarefa simples e mecânica, parar o que você está fazendo para se dedicar ao momento de ler exige bastante esforço e concentração.

Ler a Bíblia não é diferente!

É por isso que para compreender o que está escrito na Palavra é preciso um método (que começa com a escolha da Bíblia certa), uma linguagem adequada para sua variação linguística e – como um bom exercício – exige treino.

Para que você possa entender essas questões de maneira ampla, trouxemos, neste texto, dicas de como fazer para ler a Bíblia.

Vamos lá?     

Como ler a Bíblia e entender as suas mensagens? 

Se você lê a mesma passagem diversas vezes e não compreende o que está escrito, se, ao longo do texto você se perde e não consegue fazer ligações com a Palavra e com a sua vida, você está no post certo!

Aqui você vai perceber que entender as mensagens desse livro sagrado é uma questão que está muito mais no seu encontro com o material de leitura do que em “você” propriamente dito.

Todos os seres humanos são aptos a interpretar, porém, a forma como o texto se apresenta faz toda a diferença!

 A importância da Bíblia certa

A primeira notícia que eu tenho para te dar é: os sentidos das mensagens que estão presentes na Bíblia, também estão presentes em você!

Tudo começa com a forma como você foi criado, a igreja a qual você frequenta, os pastores que pregam na sua comunidade, os amigos que você teve, ou seja, a interpretação de um texto passa pela sua construção social.

Sabemos que as igrejas evangélicas mudam de posicionamento sobre algumas questões, dependendo da vertente que se fala. Assim, trabalham as editoras, e, da mesma forma trabalham as Bíblias.

Dessa forma, antes de escolher a sua, observe qual é a editora e qual vertente cristã ela defende.

Observe o público alvo com o qual a Bíblia fala

As editoras trabalham com formatos de livros muito diferentes!

A maioria delas desenvolve opções especificas para o público feminino, masculino, infantil, juvenil, missionário e até para pastor. Observe que esse formato pré estabelecido é mais um ponto favorável para a sua compreensão. Se o formato de bíblia ideal for escolhido, ela estará dialogando com você, diretamente.

O tamanho da letra

Outro fator que pode estar prejudicando a sua compreensão é o tamanho da letra. Forçar a visão para estudar, gera problemas físicos e de concentração. É muito comum, por exemplo, um aluno ser diagnosticado com miopia depois de apresentar falta de interesse em sala de aula.

Para essas situações temos as Bíblias com letras grandes e até gigantes. Elas facilitarão a sua compreensão, com certeza.

O formato da Bíblia

Muitas pessoas não conseguem ler, porque simplesmente não tem paciência. E está tudo bem, afinal, o ser humano se desenvolve de maneiras diferentes em suas capacidades e habilidades.

Se você sente que sua capacidade auditiva é muito maior, a nossa recomendação é que você busque as Bíblias digitais. Não adianta, vivemos o momento do digital e, para algumas pessoas, essa é a forma mais acessível de ter contato com a Palavra.

Estamos rodeados de aparelhos eletrônicos que podem reproduzir o áudio para você. Em uma caminhada, é possível ouvir a Bíblia em mp3 no seu Ipod ou colocá-la para tocar na TV enquanto está sentado.

O essencial é não esquecer que esse momento precisa de concentração e adoração, então, não vale colocar o som e se dispersar com outras funções.

A importância da linguagem

Já ouviu falar de variação linguística? Não? Ok! Vamos explicar aqui, rapidamente: variação linguística é um fenômeno que modifica a língua. Portanto, dependendo da região do Brasil, falam-se gírias específicas, e dependendo da idade, o conjunto de palavras que a pessoa usa se diferencia de outras mais velhas ou mais jovens. O mesmo se dá com o poder aquisitivo, e outros fatores.

Por isso, é muito importante escolher um livro sagrado que se comunique com você. Ter uma Bíblia com a linguagem fácil é um critério que muda a sua compreensão.

Como usar ferramentas para auxiliar a leitura da Bíblia?

É recorrente que questões como “por onde começar a ler? E, qual a ordem para ler a Bíblia?” apareçam por parte dos cristãos. Mais uma vez, vamos ter que retomar a ideia de que depende da vertente que você está seguindo, qual o seu objetivo com a leitura e aonde você quer chegar.

A Bíblia não é um livro, é uma reunião de 73 livros, ou seja, para dar conta de articular todos eles, você precisa de método. Por essa razão, existem “ferramentas” para facilitar o seu processo de aprendizagem. Esses facilitadores são:

– As Bíblias metodológicas

Essas são as Bíblias de estudo! Elas já vêm com comentários, resenhas, esboços, mapas, listas de palavras, ordem para leitura, com o intuito de te auxiliar a entender melhor as mensagens bíblicas. 

– As Bíblias Evangélicas Acadêmicas

Também chamadas de Bíblias teológicas, são edições voltadas para quem quer um conteúdo mais aprofundado, mas que podem ser lidas por todos os interessados. Elas se dividem em ordem cronológica, em análises de materiais arqueológicos, estudos históricos, entre outros.

Por que ler a Bíblia com frequência?

A essa altura do texto, acreditamos que já ficou claro que a leitura constante da Bíblia deixará sua capacidade de interpretação mais evoluída. Assim como correr, nadar, dançar, escrever, tocar um instrumento, ler e interpretar são ações que envolvem prática!

Claro que direcionar nosso tempo para as opções adequadas ajuda muito, mas de nada adiantará ter o material perfeito se não houver dedicação.

E, então, você já se sente capaz de ter um entendimento melhor da bíblia?

Se quiser continuar essa leitura sobre a bíblia e seus desdobramentos na nossa vida intelectual, continue aqui no blog da Livrarias Família Cristã e tenha acesso a outros conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *