Como ensinar a Bíblia para crianças de forma divertida

Ensine a bíblia para as crianças de forma divertida.

A educação cristã é um tema muito importante na comunidade e na igreja. Prova disso são os encontros dominicais, as Bíblias especializadas para as crianças, os livros direcionados para elas e toda a dedicação e empenho dos pais em trazer para a vida dos pequenos a relação com o Senhor.

Ainda que esse tema seja bastante discutido, a todo tempo surgem novas formas de ensinar uma lição que já é bastante antiga: o amor de Deus. Acontece que o conteúdo que queremos passar para as novas gerações é o mesmo, mas a forma como isso deve ser feito, muda constantemente.

Por isso, neste post vamos trazer algumas dicas e materiais para que você consiga ensinar as crianças que convivem no seu ciclo a terem verdadeiro interesse pela Palavra.

Vamos lá?

Como as crianças aprendem?

Existe uma discussão no universo da literatura infantil que questiona: se a literatura é para crianças, por que é feita por adultos? Por que ela encara a criança como um “mini adulto”, ou, ainda, por que a literatura infantil sempre traz um aspecto pedagógico, que ensina uma lição de moral?

Essas perguntas são relevantes para pensarmos o ensino da Bíblia, pois elas nos mostram como a criança pode perder totalmente o interesse em algo: quando ela sente que o conteúdo não é para ela, quando ela se sente desconsiderada, ou, ao participar de uma atividade, sente algum tipo de punição, ainda que simbólica.

Dessa forma, se a Bíblia, o livro ou a oração não dialogar com o universo infantil, a criança não vai passar pelo processo de identificação e aquilo não vai interessar para ela. Afinal, as obrigações podem não ser prazerosas, e a gente sabe disso desde cedo. Para que haja interesse e participação é preciso que criemos laços afetivos!

É por isso que todo e qualquer material que você usar para ensinar crianças, precisa ser feito para elas, para que parta delas essa vontade de ficar em contato com o conteúdo.

Confira alguns fatores motivacionais:

Personagens infantilizados

O poder do personagem que é uma criança é muito forte!

Desde bebê sabemos o que é um “outro bebê”, quando passamos pela infância, convidamos uma criança para brincar pelo simples fato dela também ser criança. É assim que acontece no contato de um pequeno com o livro, se ele se reconhecer na história e se identificar, vai querer saber mais e mais.

Linguagem adequada

A Bíblia, por si só, já tem uma linguagem distante da nossa atual. Então, basta pensar que, se como adultos temos dificuldades em compreender variações distantes, imagine para o público infantil como isso tudo pode não apresentar significado nenhum?

Fantasia

O mágico faz parte da vivência infantil. Essa é a forma que as crianças usam para significar o mundo. É muito comum ver um pequenino pegando um objeto e, nas suas brincadeiras, imaginando que esse item é um avião, e, em poucos minutos, passa a ser um carro, depois um navio… Por exemplo.

Quer saber onde encontrar todos esses fatores que motivam a criança a aprender? Em materiais especializados!

Ensinando a Bíblia para crianças!

Agora que já entendemos que para uma criança se divertir ao fazer uma leitura é importante que aconteça o processo de identificação, faremos aqui uma lista de materiais que proporcionam essa relação divertida e adequada para que o público infantil possa conhecer mais sobre a história contada pela Bíblia, sem de fato ter que ler a Bíblia diretamente!

Livros infantis

Os livros para crianças auxiliam no entendimento da Palavra. Muitos deles retratam as histórias bíblicas, como: os animais da Bíblia, a história de Ester, o nascimento de Jesus, a arca de Noé, a vida de Caim e Abel, a Torre de Babel, entre outros…

Esses livros que apresentam a história da Bíblia para as crianças têm seus personagens representados com desenhos, movimento que ativa a imaginação. A fantasia também fica por conta dos formatos diversos dessas obras, que trazem interações entre o leitor e o livro, como formato de rolo, espaço para colorir, formas e figuras.

Então, esses livros – embora não sejam a Bíblia – possibilitam que a criança vá se familiarizando com as personagens, as histórias e os contextos, criando laços afetivos.

Orações para crianças

Outra forma de fazer com que o pequeno se interesse pelo conteúdo bíblico é dando autonomia para que ele faça as suas formulações. Ou seja, dando espaço para que ele construa a sua oração não somente ao acordar, ou, antes de dormir, para que ele seja autor dos seus próprios dizeres o tempo todo.

Para iniciá-lo no universo da oração, você também precisa levar em consideração: os personagens, a linguagem e a fantasia.

Por isso, recomendamos as orações para criança da ciranda cultural. Essa obra ensina as crianças a conversarem com Deus a qualquer momento, mostrando que Ele está ao nosso lado o tempo inteiro!

Ensinando a Bíblia com criatividade!

E aí, ficou mais fácil pensar em como ensinar a Bíblia para a criançada?

Além de todo esse arsenal de ferramentas, você vai precisar de: uma Bíblia infantil, é claro! A Ciranda Cultural é uma editora que apresenta opções de Bíblias infantis feitas para ensinar, divertir e encantar e você pode conferi-las no site da Livrarias Família Cristã. Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *