O que é um chamado de Deus e como ele pode mudar sua vida?

Entenda o chamado de Deus na sua vida.

A ideia de ter um chamado de Deus é algo muito comum nas igrejas evangélicas, mas poucas pessoas entendem o real significado desse termo utilizado. O sentido primordial é: o chamado de Deus é o plano que Ele tem para cada um, o propósito principal da sua caminhada com Ele, a vocação que Ele colocou em você.

Quando falamos sobre o chamado de Deus, separamos aquele que é deixado para todos os cristãos e também aquele individual para cada pessoa. Precisamos levar em conta que, como igreja, somos corpo de Cristo e cada membro do corpo não pode desempenhar a mesma função, se não de nada adianta.

Um precisa ser as pernas para andar, outros a boca para falar, outros as mãos para tocar… Deus nos criou de forma distinta para, um dia, sermos um corpo perfeito para a glória Dele.

Que tal saber um pouco mais sobre esse assunto? Dê uma olhada!

Como identificar se estou recebendo o chamado de Deus?

Como dissemos, há o chamado de Deus individual, em que cada pessoa tem seu dom e sua vocação para o crescimento do Reino, e o chamado geral, em que o primeiro passo é se relacionar intimamente com Deus e, o segundo, é levar sua palavra para toda criatura.

Todos recebemos um chamado! Todos nós somos chamados para um relacionamento próximo do Pai e cada um possui objetivos atrelados ao plano eterno de Deus para a humanidade.

Deus nos dá a liberdade para fazermos escolhas e para decidirmos seguir ou não a Jesus, mas isso não faz com que deixemos de ser seres espirituais que anseiam pela eternidade. Nós sentimos falta de um complemento antes de nos relacionarmos de maneira real com Cristo.

O chamado de Deus é sempre prático: buscá-lo de todo o coração e fazer a sua vontade, essa é nossa maior vocação. Através do chamado geral realizado, depois de ter um relacionamento próximo com Deus, seguindo seus princípios em amor, você, aos poucos, encontra o seu chamado individual. Esse chamado pode se assumir em algum ministério, ir para algum lugar ou cuidar de alguma vida.

Para identificar se você recebeu o seu chamado, fique atento ao que Deus tem colocado sob sua responsabilidade, seja o cuidado de uma célula, o dom da música ou a facilidade de falar sobre Cristo.

Caso você ainda não tenha um, talvez Ele esteja te preparando ou você só não percebeu o que Ele já deixou em suas mãos. Aproxime-se mais de Deus, ore, pergunte a Ele o que Ele reservou para você!

Quero cumprir o chamado: e agora?

Cumprir o chamado de Deus é uma decisão maravilhosa e muito importante na vida de qualquer cristão. Não se trata apenas de fazer o que Ele diz, mas, sim, de entregar sua vida a favor do Reino. É abrir mão dos seus planejamentos para aceitar o plano de Deus que é maior e mais perfeito que os seus.

E você precisa entender que toda a luta vivida te moldará para a realização do seu chamado, assim como os maiores exemplos de homens de fé que a bíblia traz, que passaram por dificuldades e situações sofridas para moldar seu caráter e se preparem para o que Deus tinha para eles. Por exemplo, Moisés, que livrou o povo do Egito, Davi, que foi um rei que seguia o coração de Deus, e até o próprio Jesus, que foi humilhado e levado para morrer na cruz.

Nossa luta não é contra pessoas, mas contra o espiritual, seres que habitam nesse mundo e querem afastar o máximo possível os humanos da Graça e o amor de Deus. Nós devemos estar preparados para enfrentar as batalhas tanto carnais como espirituais.

Por isso, quanto maior a luta que você enfrenta, maior é a sua capacitação para o chamado que Deus te reservou e maior é a chance de você não se abalar com as circunstâncias que o inimigo vai colocar a sua porta.

E o último e mais importante ponto para cumprir o chamado, é entender que você não deve cumpri-lo por medo do inferno ou pela religiosidade humana e, sim, pelo amor por Deus, que nos amou primeiro e derramou graças sobre nós, a compaixão pela humanidade e o entendimento de que você é tão pecador quanto qualquer, mas o Pai te chamou e te transformou em filho(a).

Gostou do post? Atente-se ao blog das Livrarias Família Cristã e veja nossas outras publicações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *