Bíblias de estudo, aprenda mais sobre a palavra de Deus

Bíblia de estudo, aprenda sobre a palavra de Deus.

A interpretação da Palavra é um tema que já foi muito questionado durante o processo de formação dos leitores cristãos. A disputa pela interpretação da Bíblia foi tão grande que guerras foram construídas, implicando em muitas mortes durante a história do homem.

Afinal, o que temos de concreto da nossa base religiosa, ficou por escrito e, durante muitos anos, os cristãos seguiram uma única forma de se ler e interpretar esse texto tão disputado. Essa época ficou para trás, quando lutas foram travadas e o Estado de Direito entrou na nossa sociedade, nos dando acesso às letras, de forma plural.

Hoje, diferentes vertentes de um mesmo amor – por Cristo – foram se desenvolvendo e, por mais que essas palavras já tenham sido significadas e ressignificadas, estudar a bíblia ainda é um dos atos mais gloriosos de provar a nossa Fé.

Entenda mais sobre o Estudo Bíblico, os tipos de bíblia de estudo e qual delas é a melhor para você!

O que é o Estudo Bíblico ou uma Bíblia de Estudo?

Estudo Bíblico é um momento dedicado à reflexão da Palavra de Deus. Essa oportunidade pode ser um encontro marcado, ou, apenas uma tomada de tempo, voltada para reflexão sobre os ensinamentos da Bíblia.

O estudo pode ser feito com qualquer bíblia ou texto analítico, sem problemas, a ideia central é guardar um tempinho dedicado ao ato de adorar a Palavra.

A Bíblia de Estudos é uma ferramenta elaborada, editada e preparada pedagogicamente para auxiliar nesse momento!

Então, se você é cristão, sabe que existem (infinitas) bíblias disponíveis no mercado. Dentre elas, a Bíblia de Estudo é especial, pois apresenta direcionamentos, a depender da temática escolhida para o momento do Estudo Bíblico.

Isso quer dizer que: dentro desse universo, ainda, existem mais divisões! Sim, estão disponíveis entre os tipos de bíblia, obras com temáticas e formatos diferentes. Elas são destinadas para homens, pastores, missionários, mulheres, entre outras opções!

Quatro perguntas para fazer antes de escolher a melhor Bíblia de Estudo!

Se alguém lhe perguntar “como escolher a melhor bíblia de estudos”, acredito que você responderá “depende, essa resposta é bastante abrangente”. Certo? Principalmente depois que explicamos que, no mercado, existem tipos de Bíblias de Estudo para diferentes leitores, a partir da temática.

Porém, podemos considerar que há um detalhe – que faz toda a diferença – na hora de estudar: o método!

Vamos supor que você está buscando uma Escola de Línguas, que agora você quer aprender a Língua Inglesa. Dentre algumas variáveis, como: preço, localização, dia e hora das aulas, você com certeza irá prestar atenção ao método escolhido pela escola. Afinal, é sobre isso que se trata o ensino: o caminho, a forma, o como.

Para que você escolha a melhor Bíblia de Estudo, você precisa entender o seu perfil. Sendo assim, faça, a você mesmo, três perguntinhas muito básicas:

  • Quem sou eu?
  • Quem eu quero ser?
  • Qual é o meu objetivo ao estudar a Palavra?
  • Qual é o melhor método para que eu alcance o meu objetivo?

É dessa forma que se escolhe uma bíblia para estudar: atentando-se ao método. Por isso, não existe apenas uma boa opção. Você precisa pesquisar e, assim, escolher a sua. Confira aqui todas as opções da Livrarias Família Cristã!

Tipos de Bíblia de Estudo

Todas as bíblias de Estudo apresentam estratégias de ensino, como já conversamos. Dessa forma, dentre as possibilidades de recortes, além do texto bíblico, você pode encontrar:

– Artigos de evangelistas e missionários;

– Concordância bíblica e dicionário enciclopédico;

– Concordância Temática Abreviada;

– Glossário;

– Índice de Localizadores Temáticos;

– Índice de Temas;

– Mapas coloridos;

– Notas de comentários;

– Notas de estudo de renomados avalistas;

– Referências cruzadas;

– Tábua de Pesos e Medidas;

Esses aspectos ajudam muito na hora de compreender as histórias, de entender a cronologia, a completar os sentidos com a visão de um especialista… É nesse sentido que a Bíblia de Estudos é uma verdadeira ferramenta.

Perfil Missionário

O missionário tem uma função dentro da igreja: levar Jesus Cristo até o próximo, tornando a Palavra de Deus como guia dos pensamentos e ações do outro. Por isso, é tão importante ter um equipamento completo, como uma Bíblia de Estudo, para esse coletivo.

A diferença dessa modalidade de bíblia é que ela apresentará orientações como: índice de Conexões em Missão de Campo, auxílios para Treino em Missões de Campo, entre outras que não interessam ao púbico comum, apenas a um missionário.

Perfil de Pastor

Algumas bíblias possuem estudos tão aprofundados que somente uma pessoa que trabalha com os sermões poderia se interessar. Outras obras relacionam um tema, por exemplo, “Temor a Deus” com todas as passagens bíblicas!

Para a vida de um pastor, é interessante que a bíblia contenha: esboços para sermões, definições de palavras gregas e hebraicas, estudos temáticos de cada livro, entre outros.

Perfil Familiar

Assim como a Bíblia de Estudos do Homem e da Mulher são repletas de diálogos direcionados, a Bíblia para o estudo em família reúne estudos assinados, abordando temas variados, como adolescência, casamento, melhor idade, divórcio e namoro…

Nesse perfil de bíblia de estudos, você pode encontrar: uma página especial para escrever uma dedicatória, espaço para preencher a árvore genealógica, espaço para anotações da família, artigos sobre temas ligados à família e muito mais!

Não se esqueça de sempre pedir para Deus orientar os seus estudos e, também, agradeça a oportunidade de estar em contato com a Sua Palavra!

Aqui, no site da Livrarias Família Cristã, você encontra a Bíblia de Estudos Desafios, a Bíblia Brasileira De Estudos, e a Bíblia De Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *