Confira 3 passos práticos de como estudar a bíblia

3 passos práticos de como estudar a bíblia

Como estudar a bíblia é um desafio tanto para cristãos novos como os mais antigos. Muitos que estão a anos na igreja ainda não conseguiram encontrar um jeito “certo” para estudar a palavra.

Entender os ensinamentos da bíblia é muito importante para todos os que seguem a Cristo para crescer no relacionamento com Deus, na fé e seguir seus passos com certeza e dedicação. Mas muitos não sabem por onde começar.

Antes de te ajudar, lembre-se que não existe um jeito certo, apenas dicas de como você pode começar e, com o tempo, você vai criando sua própria rotina e jeito de estudar a palavra e criar um relacionamento.

Vamos em frente?

O que preciso para saber para estudar a bíblia?

Alguns direcionamentos podem te ajudar a criar essa rotina tão importante para sua caminhada cristã. Confira os passos que separamos para você:

  • Local tranquilo

Quando estudamos, o ideal a se fazer é escolher um lugar tranquilo, quieto, para que nada nos distraia. Com a bíblia, isso não deve ser diferente. Defina um canto da casa, crie a rotina de ir sempre nesse lugar. Assim, sempre que você olhar para lá, vai se lembrar que precisa ir fazer sua devocional.

  • Comece com pequenos trechos

Se você está começando agora os estudos, não precisa já ler 5 páginas de uma vez. Até porque, isso não seria um estudo do livro, apenas uma leitura (o que não deixa de ser bom).

Ao estudar, pegue trechos pequenos, mastigue tudo que conseguir e depois passe para o próximo. Entenda, releia, procure informações em comentários bíblicos… Só saia do trecho depois que você tiver entendido 100%.

  • Leia várias vezes o trecho

Leia uma vez, duas, três… Quantas vezes forem necessárias para você entender o que se passa ali. A primeira leitura, é, normalmente,  apenas para entender os fatos, sempre anotando o que for necessário. A partir da segunda leitura se aprofunde.

  • Tenha disciplina (marque o tempo)
  • Pense no que foi estudado
  • Tente tirar o máximo que conseguir daquele trecho

1. Comece com uma oração

oraçãoParece óbvio, mas é claro que temos que orar para ler a bíblia! Seja para devocional ou estudo, orar para preparar o nosso coração é o básico. Mas, assim como outras coisas que são básicas, muitas vezes esquecemos.

É sempre bom relembrar os princípios de por que fazemos as coisas. Isso deve acontecer em tudo no nosso dia a dia, principalmente na leitura da palavra. Até porque, interpretação da palavra não vem de nós, o Espírito revela. O que compreendemos e as mudanças que a leitura vai gerar em nós deve ser contínua, e sozinhos não conseguimos.

É muito importante termos um tempo preparatório como parte da meditação, no qual preparamos nosso coração e o nosso espírito e “tiramos da frente” tudo o que pode impedir aquele tempo com Deus, seja problemas recentes, sentimentos, preguiça ou mundo espiritual. Ore para preparar seu coração:

  • Peça ajuda para examinar o seu coração (Salmos 51.1 e 24.3-6)

Muitas vezes nos fechamos e não deixamos Deus trabalhar em nós. O principal da leitura bíblica é o relacionamento com Deus. Se não nos abrirmos para falar com Deus e para ouvi-lo, por que estamos lendo a bíblia?

  • Coloque-se em posição de humildade para caso você precise de repreensão (1 Pedro 5.5)

O ser humano tem uma péssima mania de não ser bom em aceitar críticas, mas as críticas são muito importantes para nosso crescimento. Ninguém cresce com elogios, é nos problemas que damos passos para o amadurecimento. Esteja disposto a ouvir repreensões.

  • Peça para o Espírito Santo conduzir o estudo (Isaías 48.17; Êxodo 33.14 e 15)

É Deus quem sabe o melhor caminho. O Espírito ora por nós e sim, conduz nosso coração para entender o que precisamos entender, seja sobre decisões, momentos ou caráter.

  • Atente-se para ouvir a voz e a vontade de Deus, renunciando a sua.

2. Seja atento e observador nos estudos

Sabe aqueles 30 minutinhos antes de dormir que você reservou para o estudo da palavra? De nada vai servir se você estiver com sono, pensando no dia ou até com aquela preguiça de ler. A bíblia, assim como todos os livros, requer atenção. Por ser nossa regra de fé e prática e estar presente em toda a nossa forma de viver, a atenção deve ser ainda maior para absorver e aplicar tudo o que foi aprendido.

Estar atento não só a lição que você vai tirar do trecho lido, mas todo o contexto que rodeia aquela passagem para entender o que se passa. Atente-se aos personagens, quem é o autor, para quem ele escreve, onde se passa, fatos principais e não deixe de procurar no google aquelas palavras difíceis em algumas versões.

Uma dica legal para ter esses detalhes da história da bíblia, é investir em um dicionário cristão ou em uma bíblia com comentário bíblico. Esses materiais trazem mais clareza para seus estudos da palavra, te levam até o contexto e te ajudam a entender toda a situação.

3. Tenha papel e caneta em mãos

Papel e caneta (lápis, grifa texto, post it…) em mãos é de extrema importância para qualquer bom estudo. Mesmo que seja um único versículo, ter um papel do lado é essencial para a memória.

Separamos um roteiro de anotações para você, confira:

  • Comece anotando o texto que você leu (quando for curto). Isso te ajuda a memorizar e reler quando quiser, sem precisar ficar abrindo e fechando a bíblia;
  • Escreva a lição principal do texto;
  • Encontre o versículo chave (o que mais chamou sua atenção);
  • Escreva as promessas que existem nesse trecho;
  • Escreva quais condições foram dadas para cumprir a promessa;
  • Escreva aplicações práticas (coisas mais claras para você, o que Deus falou).

Por que é importante estudar a bíblia?

Estudar a palavra nos traz vida em todas as áreas de nosso dia a dia. Nos motiva, nos inspira, nos dá esperança. A maior importância do estudo da palavra não é para que Deus nos ouça ou para que Deus responda, mas é para nós.

Deus não precisa de mim, mas eu preciso dEle. E é através do estudo e da oração que temos esse acesso a Ele, graças a Jesus. E, com isso, a parte mais importante: criamos laços, relacionamentos, com quem Deus é. Conseguindo entender melhor para onde Ele quer nos levar.

A importância desse estudo é dita de forma simples e clara em diversos versículos na bíblia. Em Josué 1.8 e João 8.32, por exemplo, temos firmemente que devemos meditar na palavra dia e noite e que a verdade que contém na Palavra nos libertará.

Mesmo a busca por relacionamento com Deus sendo o mais relevante, temos algumas outras regalias que vem no “combo”:

  • Purificação do coração (Salmos 119.9)
  • Força espiritual (João 15.7)
  • Entendimento (Salmos 49.3 e 119.99)
  • Sabedoria (salmos 119.24, Provérbios 4.4)
  • Não seremos envergonhados (Salmos 119.6 e 2 Timóteo 2.15)
  • Melhor entendimento do que Deus tem para nós (Salmos 24.4 e 5, Provérbios 2.1 – 5)

reserve tempo

Agora é a parte mais difícil do estudo: reserve tempo. Chegou a hora de começar a buscar mais dAquele que já fez e faz por você. Coloque em prática todos os pontos, crie sua rotina e desfrute de um relacionamento genuíno com Deus.

Encontre livros que podem te ajudar nessa caminhada! Livros de comentários bíblicos, por exemplo, são opções perfeitas para você começar um estudo! Eles te ajudam a ter um norte no livro bíblico escolhido e são perfeitos para uma rotina legal de devocional. Confira as opções que a Livraria família Cristã tem para você!​

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *